quarta-feira, 25 de junho de 2014

AÇÃO DE GRÊMIO ESCOLAR MOBILIZA EMABEM

Com o objetivo principal de exercitar a solidariedade e o exercício da cidadania existente nos educandos e em cada integrante da comunidade escolar, o Grêmio Escolar Liberdade e Conhecimento, da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes – EMABEM-, realiza Projeto Ação Solidária, que consiste em arrecadar junto à comunidade, produtos a serem doados à Instituição Lar da Caridade Hospital do Pênfigo.
“Este projeto está ensinando o nosso aluno a ser cidadão, contribuindo para a formação da escola do caminho, uma escola que ensina, humaniza e transforma a sociedade em seu entorno”, explica a diretora da EMABEM, Maria Abadia Vieira da Cruz.
A diretora argumenta ainda que a Instituição de Ensino apoia a ação e se sente honrada em ser parceira do grêmio escolar na promoção da solidariedade em prol do Lar da Caridade, “parceira da EMABEM na construção de um mundo possível”.
O projeto foi idealizado pelo 1º presidente do Grêmio, Marlon de Oliveira Assis, que faleceu no último dia 12 de junho vítima da Síndrome de Miller Fischer. O adolescente, eleito para presidir o grêmio em 2013, estava afrente da entidade até a data da sua morte. E, este era um dos seus projetos, uma vez que durante visita ao Hospital do Pênfigo, em abril, por ocasião do aniversário da escola, se sensibilizou com as condições dos doentes e resolveu fazer algo por eles.
No entanto, Marlon não teve a oportunidade de colocar em prática seu projeto. E, com a sua morte, o Grêmio que passou a ser presidido pela então vice-presidente Michelli Manzi Carvalho, resolveu homenageá-lo e assim por em prática a ação.
Na última semana de junho, o projeto foi apresentado à comunidade escolar. Também ocorreu a divisão da comunidade escolar em equipes que participarão da ação, que conta ainda com a parceria dos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Ao todo serão 4 equipes participantes, Tempo Integral, Ensino Fundamental, Educação Infantil e EJA – Educação de Jovens e Adultos. A equipe vencedora será contemplada com atividade cultural, a ser definida pelos integrantes do grêmio.
Durante dois meses, os envolvidos no Projeto, sob a coordenação do Grêmio, estarão buscando junto a responsáveis por alunos da instituição, parentes, vizinhos, amigos e comerciantes, produtos de higiene e limpeza, em prol do Lar da Caridade.

“A ação, visa dedicar dois meses do nosso tempo, apesar de pouco, para amenizar as dificuldades de nossos irmãos, em sofrimento no Lar da Caridade”, explica a presidente do Grêmio, Michelli Manzi.