quarta-feira, 25 de junho de 2014

MAIS DE 98% DE ALUNOS DA EMABEM REALIZAM AVALIAÇÃO

A equipe gestora e pedagógica da EMABEM – Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes -, acompanhou nesta quarta-feira, a realização da Avaliação Processual do Ensino Fundamental, aplicada nos turnos matutino e vespertino.
A avaliação foi aplicada para cerca de 400 alunos, do 1º ao 5º ano, distribuídos em 18 turmas de tempo parcial e integral. A abstenção foi apenas de 2 pontos percentuais. “Os nossos alunos são comprometidos e as faltas registradas na avalição foram todas justificadas, e os que não compareceram foram por problemas de saúde e familiares”, justificou a diretora da EMABEM, Maria Abadia Vieira da Cruz.
Segundo a diretora, a partir dos resultados das avaliações será construído um banco de dados da Unidade Escolar com comparativo entre: resultados das turmas de Tempo Integral e turmas em tempo parcial, turmas com maior número de alunos e turmas menos numerosas, retorno pedagógico das oficinas selecionadas pela Escola, resultados bimestrais dos referidos alunos, resultado da avaliação diagnóstica das turmas em questão, dos alunos atendidos no ASIP, dentre outros dados.
Maria Abadia explica ainda que “todos os dados coletados serão enviados à SEMEC para serem socializados com as outras Unidades Escolares, para que, com isso, possam realizar intervenções coerentes.”
Os alunos tiveram cerca de 2 horas para realização da avaliação nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, considerada quantitativa para soma bimestral no valor de 4 pontos, oportunizando a escola a monitorar a prática pedagógica em busca de novos caminhos focados no sucesso do aluno. Meta maior, da Escola do Caminho, vereda que ensina, humaniza e transforma.
Segundo a pedagoga, Maria Aparecida de Lima, a avaliação é um parâmetro de verificação do nível de desempenho dos alunos. “Nós conhecemos os nossos alunos e a avaliação é uma confirmação do nível de aprendizagem de cada um”, explica.