segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A Tecnologia está presente na EMABEM

COMUNICAÇÃO ® INFORMAÇÃO ® CONHECIMENTO « SABEDORIA

 A tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos, tal meio de comunicação vem colaborando no aprendizado das crianças e adolescentes da EMABEM. Os professores estão dando um show na utilização dos recursos tecnológicos dentro e fora da sala de aula. Utilizam os recursos como mediação da aprendizagem dos alunos.
Para Gonçalves Lima (1994) a tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. Existe um sistema técnico, formado pelas técnicas e ferramentas e utilizadas para realizar cada tarefa. Existe também um sistema social, com suas necessidades, expectativas, e sentimentos sobre o trabalho. Os dois sistemas são simultaneamente otimizados quando os requisitos da tecnologia e as necessidades das pessoas são atendidos conjuntamente. Assim, é possível distinguir entre tecnologia (conhecimento) e sistema técnico (combinação especifica de máquinas e métodos empregados para obter um resultado desejado).
Os alunos geralmente se dividem em grupos durante as atividades com computadores, e as professoras colaboram para que o ambiente seja propício ao trabalho colaborativo, sendo que as crianças que dominam mais rapidamente o conteúdo e a parte técnica passam a ajudar os colegas. Atividades simples também se mostram mais divertidas para as crianças e adolescentes que passam a enxergar as solicitações do professor como “desafios”. Aqui na EMABEM nossas turmas têm participação garantida e eficaz nas aulas de Mesas Pedagógicas e UCA possibilitando a integração dos saberes.
Parabéns a todos os professores pelo seu dia e por serem compromissados com a educação de nossas crianças!
Feliz dia do Professor !



Bibliografia

GONÇALVES, José Ernesto Lima, Os impactos das novas tecnologias nas empresas prestadoras de serviços. São Paulo, RAE, v. 34, n. 1, p. 663-681, jan/fev. 1994.