sexta-feira, 25 de abril de 2014

RÁDIO E JORNAL ESCOLAR

A Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, está este ano, dentro do Mais Educação, trabalhando com os projetos Rádio e Jornal Escolar. São projetos que os alunos aprendem a lidar com estas duas mídias, elaborando textos, realizando entrevistas, colhendo matérias. 
No projeto Jornal Escolar é montado semanalmente o Jornal Mural da EMABEM, com divulgação de assuntos como: Especial da semana, entrevista da semana, palavra da direção, agenda, aniversariantes, dicas de leitura, esportes e tome nota.
Na rádio os alunos estão montando e gravando programas a serem veiculados na hora do recreio da escola, nos três turnos de funcionamento - matutino, vespertino e noturno -, onde cada turno tem uma particularidade na programação. Os projetos estão contando com a orientação da professora Aparecida Rosário de Oliveira, e envolve alunos do 6º ao 9º ano.





















Direitos e Deveres dos alunos

Em Março de 2014, a equipe gestora da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes (EMABEM) reuniu pais e alunos para discutir sobre "Direitos e Deveres dos Alunos". A reunião contou com a participação de um grande número de pais, que atentos escutaram e também debateram sobre os diretos, bem como os deveres dos educandos dentro do espaço da escola.






FOCS DE MARÇO

A segunda FOCS da EMABEM aconteceu no dia 15 de março de 2014, que foi aberto pela equipe gestora, seguido de apresentação do coral envolvendo os alunos do tempo integral. Maria Abadia Vieira (diretora) lembrou que quinze de março é o dia da escola e a homenageou com palavras de Paulo Freire. E, solicitou a todos que se empenhassem na construção de uma escola viva, acolhedora, progressista, forte na construção do novo, aberta para os saberes e culturas contemporâneas, para a herança que nos foi legada, para as diferenças e, acima de tudo, construída pelas pessoas que as pensam e as praticam para construir um espaço aberto, plural e democrático. Maria Abadia foi enfática na necessidade de efetivarmos uma parceria entre família e escola para garantirmos o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois a família é a influência mais poderosa no desenvolvimento da personalidade e na formação da consciência na criança.
Após leitura do memorial do primeiro encontro, foi explicado aos profissionais a relação entre Formação Continuada em Serviço e a Avaliação de Desempenho.Salientou-se que "a EMABEM acredita na formação continuada enquanto um direito e um dever de todos os profissionais da educação e como condição necessária à garantia da melhoria da prática pedagógica e das aprendizagens dos alunos".
Prosseguindo com os estudos, os participantes, foram convidados a refletir sobre a importância da utilização das novas Matrizes Curriculares que respondem a questionamentos corriqueiros dos professores e coordenadores pedagógicos, tais como: O que ensinar? De que forma ensinar? O que realmente crianças e jovens precisam ter conhecimento? 
Foram apresentados os novos instrumentos para elaboração dos planos anual de ensino, de aula, de análise do REAP e foram explicadas as novas nomenclaturas que serão utilizadas. Os presentes receberam o Plano de Ação da Formação Continuada em Serviço, a missão, o histórico e o hino da escola, bem como modelos do Plano Anual de Ensino e Análise do Registro de Acompanhamento Pedagógico.








Formação Continuada em Serviço

No dia 7 de fevereiro de 2014 foi realizado na EMABEM o primeiro encontro da FOCS - Formação Continuada em Serviço. No encontro versaram sobre as ações planejadas para 2014, a definição do dia dos encontros e a necessidade de revisão do Regimento Escolar Municipal, bem como sobre a definição do dia da realização da FOCS.
Foram socializados alguns informes, e também destacada, na palavra da direção a despeito da importância de cativar os alunos para permanência na escola com a utilização de uma metodologia atraente, motivadora e construidora de novas aprendizagens. Destacou-se ainda, a importância da formação continuada em serviço como forma de fortalecer o espírito de equipe solidária e responsável pela qualidade de ensino ofertada e construída coletivamente por todos os agentes e atores da EMABEM, onde o ser ético, parceiro e profissional fará com que todos avance tornando o espaço produtor de novos saberes de forma integrada, responsável e prazerosa.
Durante o encontro houve a formação de grupos para leitura, descrição e posterior apresentação de propostas sobre o regimento: Direitos e Deveres da comunidade escolar. Em plenária foram repassadas as contribuições dos grupos.