quarta-feira, 25 de junho de 2014

AGENTES AMBIENTAIS E DE LEITURA EM AÇÃO

Alunos da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, EMABEM, que atuam como agentes de Leitura e agentes ambientais, participaram de atividade diferenciada, no parque das Acácias. Na oportunidade, os educandos foram contemplados com leitura do livro “Mãe de Terra”, feita pela professora Tânia Uhôa Fígaro. Em seguida, como atividade de agente ambiental, os adolescentes com olhos vendados tiveram a oportunidade de manter contato com os elementos da natureza, através do tato.

Sob a coordenação da professora Ana Maria Vieira, alunos do 5º ao 9º ano, realizam constantemente atividades de conscientização e preservação do meio ambiente, bem como de leitura. “O nosso objetivo é formar jovens cidadãos leitores e responsáveis pela preservação do meio ambiente. Eles precisam ter consciência em relação aos cuidados que se deve tomar para preservar a natureza”, explica.


AÇÃO DE GRÊMIO ESCOLAR MOBILIZA EMABEM

Com o objetivo principal de exercitar a solidariedade e o exercício da cidadania existente nos educandos e em cada integrante da comunidade escolar, o Grêmio Escolar Liberdade e Conhecimento, da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes – EMABEM-, realiza Projeto Ação Solidária, que consiste em arrecadar junto à comunidade, produtos a serem doados à Instituição Lar da Caridade Hospital do Pênfigo.
“Este projeto está ensinando o nosso aluno a ser cidadão, contribuindo para a formação da escola do caminho, uma escola que ensina, humaniza e transforma a sociedade em seu entorno”, explica a diretora da EMABEM, Maria Abadia Vieira da Cruz.
A diretora argumenta ainda que a Instituição de Ensino apoia a ação e se sente honrada em ser parceira do grêmio escolar na promoção da solidariedade em prol do Lar da Caridade, “parceira da EMABEM na construção de um mundo possível”.
O projeto foi idealizado pelo 1º presidente do Grêmio, Marlon de Oliveira Assis, que faleceu no último dia 12 de junho vítima da Síndrome de Miller Fischer. O adolescente, eleito para presidir o grêmio em 2013, estava afrente da entidade até a data da sua morte. E, este era um dos seus projetos, uma vez que durante visita ao Hospital do Pênfigo, em abril, por ocasião do aniversário da escola, se sensibilizou com as condições dos doentes e resolveu fazer algo por eles.
No entanto, Marlon não teve a oportunidade de colocar em prática seu projeto. E, com a sua morte, o Grêmio que passou a ser presidido pela então vice-presidente Michelli Manzi Carvalho, resolveu homenageá-lo e assim por em prática a ação.
Na última semana de junho, o projeto foi apresentado à comunidade escolar. Também ocorreu a divisão da comunidade escolar em equipes que participarão da ação, que conta ainda com a parceria dos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Ao todo serão 4 equipes participantes, Tempo Integral, Ensino Fundamental, Educação Infantil e EJA – Educação de Jovens e Adultos. A equipe vencedora será contemplada com atividade cultural, a ser definida pelos integrantes do grêmio.
Durante dois meses, os envolvidos no Projeto, sob a coordenação do Grêmio, estarão buscando junto a responsáveis por alunos da instituição, parentes, vizinhos, amigos e comerciantes, produtos de higiene e limpeza, em prol do Lar da Caridade.

“A ação, visa dedicar dois meses do nosso tempo, apesar de pouco, para amenizar as dificuldades de nossos irmãos, em sofrimento no Lar da Caridade”, explica a presidente do Grêmio, Michelli Manzi.

MAIS DE 98% DE ALUNOS DA EMABEM REALIZAM AVALIAÇÃO

A equipe gestora e pedagógica da EMABEM – Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes -, acompanhou nesta quarta-feira, a realização da Avaliação Processual do Ensino Fundamental, aplicada nos turnos matutino e vespertino.
A avaliação foi aplicada para cerca de 400 alunos, do 1º ao 5º ano, distribuídos em 18 turmas de tempo parcial e integral. A abstenção foi apenas de 2 pontos percentuais. “Os nossos alunos são comprometidos e as faltas registradas na avalição foram todas justificadas, e os que não compareceram foram por problemas de saúde e familiares”, justificou a diretora da EMABEM, Maria Abadia Vieira da Cruz.
Segundo a diretora, a partir dos resultados das avaliações será construído um banco de dados da Unidade Escolar com comparativo entre: resultados das turmas de Tempo Integral e turmas em tempo parcial, turmas com maior número de alunos e turmas menos numerosas, retorno pedagógico das oficinas selecionadas pela Escola, resultados bimestrais dos referidos alunos, resultado da avaliação diagnóstica das turmas em questão, dos alunos atendidos no ASIP, dentre outros dados.
Maria Abadia explica ainda que “todos os dados coletados serão enviados à SEMEC para serem socializados com as outras Unidades Escolares, para que, com isso, possam realizar intervenções coerentes.”
Os alunos tiveram cerca de 2 horas para realização da avaliação nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, considerada quantitativa para soma bimestral no valor de 4 pontos, oportunizando a escola a monitorar a prática pedagógica em busca de novos caminhos focados no sucesso do aluno. Meta maior, da Escola do Caminho, vereda que ensina, humaniza e transforma.
Segundo a pedagoga, Maria Aparecida de Lima, a avaliação é um parâmetro de verificação do nível de desempenho dos alunos. “Nós conhecemos os nossos alunos e a avaliação é uma confirmação do nível de aprendizagem de cada um”, explica.