quarta-feira, 11 de março de 2015

KIT ESCOLAR: ESTUDANDO COM DIGNIDADE

Alunos da EMABEM - Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, receberam com alegria os Kits escolares, doados pela Prefeitura Municipal de Uberaba. Os mais de 1400 estudantes, divididos em três turnos (Matutino, Vespertino e Noturno), exibiam com satisfação o material recebido, entre eles, uniforme, mochila, caderno e tênis.
"Este material, possibilita aos nossos estudantes, na maioria das vezes, oportunidade de obter sua aprendizagem com dignidade, tendo em vista que alguns, dada a situação financeira não tem condições de adquirir objetos, como os recebidos", explica a diretora Maria Abadia.
A entrega do material aconteceu na última semana de fevereiro e primeira semana de março de 2015.
A qualidade do material recebido este ano foi alvo de elogios por parte dos alunos.








FOCs - "O SER PROFESSOR"

O que é ser professor hoje? Este o tema central, que motivou debates e discussão na 2ª FOCs de 2015, da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes - EMABEM, que aconteceu na última segunda-feira, dia 09 de março. A importância do planejar, da rotina pedagógica, da pedagogia do projeto, dando vida ao P.P.P. (Projeto Político Pedagógico), com o olhar para o direito de aprendizagem dos nossos alunos, bem como a importância de conhecer e trabalhar com base nas matrizes curriculares, foi a tônica enfocada pela Equipe Gestora, precisamente a diretora Maria Abadia Vieira da Cruz.
No encontro, aluna da UFTM, realizou pesquisa com professores da escola, sobre a atuação e papel do professor. A leitura das memórias do encontro anterior, as propostas de atuação do AEE para 2015 e socialização dos resultados da sondagem, realizada na primeira FOCs, fazia parte da pauta.
Contudo, o espaço maior da reunião foi ocupado pelo debate/estudo do "o que é ser professor hoje?", e a importância do planejamento.
A Formação Continuada em Serviço de março foi encerrada com a socialização das propostas para estudo em 2015, elaborada pelas 4 equipes formadas no primeiro encontro.

1ª FOCs 2015 - PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS COM A FORMAÇÃO

Profissionais que compõem os quadros da EMABEM - Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, demonstraram comprometimento com atividades de formação, na participação da 1ª FOCs de 2015, ocorrida em 09 de fevereiro.
Num primeiro momento foram repassadas as orientações quanto aos aspectos administrativos e pedagógicos estabelecidos para o ano corrente, possibilitando a redução de dúvidas em relação aos projetos propostos, e que devem ser desenvolvidos ao longo do ano, em consonância com o Plano de Gestão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba.
No encontro também foram repassadas orientações que versam sobre a avaliação diagnóstica e o trabalho a ser realizado pelos profissionais na perspectiva de elaboração do perfil de entrada dos docentes.
No segundo momento ocorreu discussão em grupo para estudo da Avaliação Diagnóstica 2015 e de parte do Plano de Gestão (PGE) 2013-2016. Com divisão em 4 equipes, os grupos estudaram e debateram: a missão, o lema e a visão de futuro contidos no Plano de Gestão/SEMEC estabelecendo relações entre a visão e o lema da escola. Também trataram de parte dos princípios e diretrizes apontados no PGE, como: princípios e diretrizes; equidade e justiça social; qualidade social da educação; sustentabilidade e educação; diálogo e interação entre secretaria e as escolas; democratização e articulação com a comunidade e os objetivos gerais. Um relatório foi elaborado e apresentado, sobre os principais pontos debatidos durante o encontro.
Na primeira FOCs de 2015, da EMABEM, os participantes responderam questionário de sondagem sobre os anseios dos envolvidos, abordando diversos pontos, como planejamento. O resultado apurado ficou de ser divulgado no próximo encontro.

MENSAGEM DA SEMANA

O pensar e refletir deve fazer parte do dia a dia de todo educador/professor.