segunda-feira, 24 de agosto de 2015

BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

As brincadeiras folclóricas variam de região pra região. Por ser de cultura popular, os alunos devem ser alertados e ensinados a preservar e aprender mais com essa cultura. E, é que professores repassaram aos alunos do 3º ano B, da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, que aprenderam a jogar "Alerta" e "Pimentinha Pimentão", entre outras. Foi trabalhado com a turma, na Oficina de brincadeiras folclóricas, principalmente, as atividades coletivas e com bola.
 

 

"MENINO SACI"

Na semana do folclore, alunos das diversas turmas da EMABEM - Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, trabalharam o tema. Entre as atividades desenvolvidas está a da professora Kelle Ferreira, que trabalha com a turma do 3º ano C. A professora trabalhou a Oficina de dobradura folclórica para a construção do mural. E, obedecendo uma sequência didática, o trabalho foi desenvolvido da seguinte forma:
- Poesia do menino saci

- Contagem do conto cumulativo "Tango lo mango" com dramatização. 

- Ouvindo o Causo As 10 Marias contado pelo contador de causos Geraldino. 
- Apurando a linguagem destacando de forma oral linguagem formal e informal, identificando a forma de falar da população rural. 
- Contação de histórias "Os 10 Sacis" da Tatiana Belynki fechando a sequência e mostrando que a variação Cultural é regional. 
Os Sacis foram utilizados na forma de dobradura para trabalhar com reagrupamento e desagrupamento de base 10 e multiplicação. 
O trabalho da professora foi encerrado com reapresentação da história de forma a dramatizar com os sacizinhos as passagens do texto e fazendo oficinas com a turma B.






ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Alunos do 5º Ano C, da professora Luciana Alice participaram da oficina com amigos da escola, com a turma do curso de Engenharia de Alimentos da UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. É o projeto Cidadania e Vida, Cidadania é Educação, que faz parte do PP da EMABEM, e engloba o subprojeto Estudando, Brincando e Aprendendo - Alimentação saudável - alimentos light e diet.
Na oportunidade os estudantes tiveram noções básicas das propriedades destes alimentos.


 

 



JOVEM EMPREENDEDOR

Alunos da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes - EMABEM, participam do primeiro Encontro de Jovem Empreendedor. O evento que deu luar ao anfiteatro Mário Palmério, na Prefeitura Municipal de Uberaba, teve como palestrante Cristiano Lopes.


 

 

ANIVERSARIANTES DE AGOSTO 2015

ESTES SÃO OS ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Miriam Aparecida de Oliveira
28/08/
Mariana das Graças Callegari Neves
30/08/
Maria Inês de Oliveira
31/08/
Lindeia Pereira Ramos
31/08/

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DA SEMANA E A TODOS QUE "FICARAM MAIS EXPERIENTES" NO MÊS AGOSTO.

Tiago Padilla Sbrissa
03/08/
Mary Luce Silva
04/08/
Edilaine Maria dos Santos
07/08/
Augusta Menezes Rodrigues de Matos
08/08/
Stela Alves de Souza
12/08/
Aline Cristiane Candida de Jesus
12/08/
Sandra Helena Telles
12/08/
Camila Ferreira Alves Silva
14/08/
Maria Abadia Mota Dias
15/08/
Miriam Aparecida de Oliveira
28/08/
Mariana das Graças Callegari Neves
30/08/
Maria Inês de Oliveira
31/08/
Lindeia Pereira Ramos
31/08/

REFLEXÃO DA SEMANA

APRENDER NÃO TEM DIA E NEM HORA!!!!!!