sábado, 13 de abril de 2013

ACONTECE NA ESCOLA: Laboratório de Cultura Popular - Experimentações em Dança, Educação e Cultura Popular


O LaPop se constitui por uma série de oficinas de dança em que serão propostas reflexões corporais sobre as relações e interações entre cultura popular e educação. As oficinas do LaPop são ministradas por Victor Gargiulo (pedagogo, pesquisador e "dançadô"), que traz como bagagem uma série de conhecimentos e vivências em dança, educação e cultura popular. É nessa vertente que segue nossa viagem: pela memória corporal, pelo acordar das raízes de nossa terra, buscamos uma relação mais profunda com a cultura, dando um salto para além do costumeiro tratamento dado ao que se popularmente conhece-se por folclore (além do "para inglês ver").

Numa relação de vivência, de troca, de criação e recriação, propomos rever as tramas que formam a árvore de saberes e conflitos que é nossa cultura — pela dança, pelo corpo, pelos risos e pelas tensões e contrações de nossos músculos.



Todos podem participar, não há restrição de idade, não há pré-requisito de estrutura corporal, limite de peso, número mínimo de membros funcionais (braços, pernas e cia), não pedimos conhecimento anterior em dança, teatro ou afins, não cobramos extroversão, não esperamos desenvoltura ou facilidade. Somente pedimos que aqueles menores de 14 anos que venham acompanhados de um responsável (que deverá participar das oficinas de forma integral). Pedimos também disposição e vontade de ampliar o próprio horizonte cultural, de conhecer e reconhecer o novo, se redescobrindo e descobrindo o outro. Além de tudo, é uma oficina gratuita, viabilizada pelo sistema de bolsas do IFTM e pela parceria com o SESI. Portanto, o peso da carteira também não é limite para a realização deste trabalho!

Inscrição Gratuita (É necessária a assinatura de um termo de compromisso por parte dos responsáveis pelos inscritos que sejam menores de 18 anos e a assinatura de um termo de permissão de utilização da imagem e do som, bem como de dados coletados durante as oficinas em pesquisas realizadas a partir do LaPop).