terça-feira, 19 de agosto de 2014

CANTIGAS DE RODA

Com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento da oralidade, a interpretação textual, a arte, entre outros, a professora Roseneri Aparecida Reis, que trabalha com a turma do 2º ano C, na semana do Folclore, optou por trabalhar com os seus alunos as cantigas de roda. Os realizaram atividades de dobraduras, desenhos de personagens folclóricos, e produção textual – recontaram histórias folclóricas, na visão deles, através de imagens. De acordo com a professora Rosemeri o resultado final foi surpreendente. “Os alunos melhoraram na escrita, estimula a fala, a oralidade, passam a conhecer diversidades de gêneros textuais, sem contar que estimula imaginação e a criatividade”, explica.







PARLENDA: INVENTIVO À LEITURA

Na semana do Folclore, alunos do 1º ano D, sob a regência da professora Lúcia Mar, estão recebendo mais um incentivo a leitura através do Varal de Leitura. Alfabetizados, os educandos, após ouvirem histórias, lendas e parlendas do Folclore Brasileiro, escrevem Parlendas que são penduradas em varal colocado no corredor do Anexo 2, da EMABEM. O contato dos “pequenos” com as parlendas e a leitura no varal, motiva a leitura, que muitas vezes é feita em voz alta pelos próprios alunos. “É uma forma diferente de trabalhar o folclore e incentivar a leitura, de forma prazerosa”. Explica a professora Lúcia Mar.








MENSAGENS POSITIVAS

Corredores dos prédios da Escola EMABEM estão de diferentes e chamam a atenção. Idealizado pelo ex-presidente do Grêmio Escolar Liberdade e Conhecimento, Marlon de Oliveira Assis, Mensagens Positivas está sendo implementado. O projeto busca levar a comunidade escolar a refletir sobre  a importância dos nossos escritores e pensadores, através da colocação de frases e  pensamentos, nas paredes  dos prédios onde funcionam a escola. “É o trabalhar para a escola que educa, humaniza e prepara o cidadão para transformar o seu espaço com as habilidades construídas”. Explica a diretora Maria Abadia Vieira da Cruz.









HOMENAGEM AO MARLON

O Grêmio Escolar Liberdade e Conhecimento, da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes – EMABEM-, prestou homenagens ao seu ex-presidente, Marlon de Oliveira Assis. O aluno que também participava da caixa Escolar da escola, foi o primeiro presidente do Grêmio. Em 12 de junho de 2014,  vítima da Síndrome de Miller Fischer, Marlon deixou definitivamente suas atividades na escola.



ARQUIVO PÚBLICO

Com o objetivo de reforçar cada vez mais a missão de Escola do caminho: vereda que ensina, humaniza e transforma, a Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes – EMABEM-, fez a doação de livros de pesquisa e históricos, pertencentes ao seu acervo ao Arquivo Público Municipal.
Títulos como Jânio Quadros e Afonso Arinos; História do Povo Brasileiro (2 volumes); 100 Eventos que abalaram o mundo; História Universal; História Geral da Arte (2 volumes); A Guerra do Paraguai; Igrejas de Minas; Arte no Brasil (volumes 1 e 2), estão entre as obras doadas.

Para a diretora Maria Abadia Vieira da Cruz a doação das obras busca possibilitar a pesquisa e o conhecimento. “São títulos que nossos alunos pouco tem utilizado na biblioteca, e nada mais justo do que possibilitar que outros busquem o conhecimento nestes  livros em outro espaço. E o Arquivo Público de Uberaba é o local ideal para proporcionar esta pesquisa”, explica.
Biblioteca EMABEM - Anexo 2


EM EVIDÊNCIA

EM EVIDÊNCIA
O professor da EMABEM – Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes -, Vinícius Prado Almeida, participou de encontro com a Presidência da República, em Brasília. Presidente da Associação dos Educadores por um país melhor, o professor representou a entidade no encontro.

SHOW DE BOLA
Professoras do 1º ao 3º ano, dos anos iniciais, desenvolveram as propostas do PNAIC dando um Show de bola, com atividades diferenciadas, criativas e inovadoras. Parabéns meninas.

ANÍSIO TEIXEIRA
A Formação Continuada em Serviço refletiu a proposta de Anísio Teixeira, vislumbrada com ousadia um 2015 inovador.

APRENDIZAGEM
A Educação infantil da EMABEM está trabalhando em favor da humanização do ensino, de forma a tornar o brincar a base da aprendizagem.

EJA
Comprometida com suas atividades e principalmente unida a equipe da EJA – Educação de Jovens e Adultos, tem feito a diferença no ensinar e no processo de aprendizagem da escola.

MONITORAMENTO

Coordenadores pedagógicos da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes estão monitorando as práticas dos professores e/ou educadores, contribuindo assim para a promoção do sucesso dos educandos.