domingo, 21 de setembro de 2014

Reflexão da semana


TEMPO INTEGRAL: APRENDIZAGEM DIFERENCIADA A TODO MOMENTO.

A aprendizagem diferenciada, a todo o momento, que ocorre no tempo integral, da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes – EMABEM -, mostra que cumpre com louvor para a sua missão na formação do cidadão.
Em função do trabalho realizado, principalmente este ano, a partir de 2015 a EMABEM será toda integral. A escola que atende do berçário ao 9º ano do ensino fundamental, vai funcionar somente em período integral.
A notícia foi recebida com festa pela comunidade escolar da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes. “A EMABEM está em festa. Tempo integral, uma conquista graças ao empenho da gestão Paulo Piau, nas pessoas Silvana Elias (sec. Municipal de Educação) e Sônia Manzan (Dir. Departamento Pedagógico).” Coloca a diretora Maria Abadia Vieira da Cruz.
Em nome da comunidade escolar, Abadia ainda destaca que a ampliação do atendimento em tempo integral na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes “na visão da educação transformadora humanista, pautada na qualidade do ensino, só vem contribuir para a melhoria da qualidade do nosso ensino.”

Maria Abadia coloca que “A Equipe gestora da EMABEM agradece o empenho e apoio da Gestão Paulo Piau.” E completa - Tempo integral: aprendizagem diferenciada a todo momento.



AÇÃO DE GRÊMIO ESCOLAR MOBILIZA EMABEM


Produtos arrecadados são entregues ao Hospital do Pênfigo

O Projeto Ação Solidária, realizado pelo Grêmio Escolar Liberdade e Conhecimento, da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes – EMABEM-, com o objetivo de exercitar a solidariedade e o exercício da cidadania existente nos educandos e em cada integrante da comunidade escolar, chega ao final com sucesso.
Durante dois meses, as quatro equipes participantes do projeto - Tempo Integral, Ensino Fundamental, Educação Infantil e EJA – Educação de Jovens e Adultos -, sob a coordenação do Grêmio, buscaram junto a responsáveis por alunos da instituição, parentes, vizinhos, amigos e comerciantes, produtos de higiene e limpeza, em prol do Lar da Caridade Hospital do Pênfigo.
Ao final da ação, os integrantes do Grêmio, após a contagem dos produtos arrecadados, que ultrapassou a 1 mil e 500 itens, fez a entrega ao Lar da Caridade.
Para a diretora da EMABEM, Maria Abadia Vieira da Cruz, a ação promovida pelo grêmio escolar, só vem contribuir e reforçar o papel da escola na formação do cidadão. “Este projeto, além de ensinar o nosso aluno a ser cidadão, contribuindo para a formação da escola do caminho, uma escola que ensina, humaniza e transforma a sociedade em seu entorno, também reforça a parceria da EMABEM na construção de um mundo possível”, explica.
Já para a presidente do Grêmio, Michelli Manzi, a ação realizada “foi pouca em função da importância e da necessidade de contribuir para amenizar as dificuldades de nossos irmãos, em sofrimento no Lar da Caridade”.

O idealizador
O projeto foi idealizado pelo 1º presidente do Grêmio, Marlon de Oliveira Assis, que faleceu no último dia 12 de junho vítima da Síndrome de Miller Fischer. O adolescente, eleito para presidir o grêmio em 2013, estava afrente da entidade até a data da sua morte. E, este era um dos seus projetos, uma vez que durante visita ao Hospital do Pênfigo, em abril, por ocasião do aniversário da escola, se sensibilizou com as condições dos doentes e resolveu fazer algo por eles.

No entanto, Marlon não teve a oportunidade de colocar em prática seu projeto. E, com a sua morte, o Grêmio que passou a ser presidido pela então vice-presidente Michelli Manzi Carvalho, resolveu homenageá-lo e assim por em prática a ação.
Equipe do grêmio fazendo a contagem

Produtos prontos para a entrega