sexta-feira, 25 de abril de 2014

FOCS DE MARÇO

A segunda FOCS da EMABEM aconteceu no dia 15 de março de 2014, que foi aberto pela equipe gestora, seguido de apresentação do coral envolvendo os alunos do tempo integral. Maria Abadia Vieira (diretora) lembrou que quinze de março é o dia da escola e a homenageou com palavras de Paulo Freire. E, solicitou a todos que se empenhassem na construção de uma escola viva, acolhedora, progressista, forte na construção do novo, aberta para os saberes e culturas contemporâneas, para a herança que nos foi legada, para as diferenças e, acima de tudo, construída pelas pessoas que as pensam e as praticam para construir um espaço aberto, plural e democrático. Maria Abadia foi enfática na necessidade de efetivarmos uma parceria entre família e escola para garantirmos o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois a família é a influência mais poderosa no desenvolvimento da personalidade e na formação da consciência na criança.
Após leitura do memorial do primeiro encontro, foi explicado aos profissionais a relação entre Formação Continuada em Serviço e a Avaliação de Desempenho.Salientou-se que "a EMABEM acredita na formação continuada enquanto um direito e um dever de todos os profissionais da educação e como condição necessária à garantia da melhoria da prática pedagógica e das aprendizagens dos alunos".
Prosseguindo com os estudos, os participantes, foram convidados a refletir sobre a importância da utilização das novas Matrizes Curriculares que respondem a questionamentos corriqueiros dos professores e coordenadores pedagógicos, tais como: O que ensinar? De que forma ensinar? O que realmente crianças e jovens precisam ter conhecimento? 
Foram apresentados os novos instrumentos para elaboração dos planos anual de ensino, de aula, de análise do REAP e foram explicadas as novas nomenclaturas que serão utilizadas. Os presentes receberam o Plano de Ação da Formação Continuada em Serviço, a missão, o histórico e o hino da escola, bem como modelos do Plano Anual de Ensino e Análise do Registro de Acompanhamento Pedagógico.